letra E

Espírito de temor do Senhor

Espírito de temor do Senhor

Isaías 11.2

Introdução: A presença do Espírito Santo em nós nos faz sentir Temor de Deus para não pecar.

Às vezes pregamos que Deus é amor e muitas pessoas brincam com Deus e com Deus não se brinca porque ai de quem cair nas mãos do Deus vivo (Hebreus 10.31), portanto sirvamos a Deus com reverência e santo temor porque nosso Deus é fogo consumidor (Hebreus 12.29).

O que é temor? Temor é respeitar com amor e medo de aborrecer ao senhor.

O que é temor de Deus?

Vejamos o exemplo de três personagens Bíblicos. Um negativo um que se concertou e outro positivo:

1- Exemplo NEGATIVO = Ananias e Safira: Atos 5.1-11

Este casal é um exemplo de pessoas que não tiveram temor de Deus. Achavam-se espirituais e queriam agradar a todos, mas não agradaram a Deus. Tramaram algo para se engrandecer diante dos homens e se deram mal.

Quando tememos a Deus, sabemos que não há como esconder nada do Senhor. Aprendemos a ser humildes e respeitar a vontade do Senhor.

2- Exemplo de MUDANÇA = Paulo: Atos 23.1-5

Paulo é um exemplo de alguém que não tinha temor e aprendeu a temer a Deus. Achava-se acima de tudo e de todos podendo fazer o que quisesse até que se encontrou com Jesus que passou a ser o seu Mestre.

Certa vez, quando estava diante do Sacerdote e respondeu a este, se desculpou porque não sabia ser o sumo sacerdote (Atos 23.5). Isso porque aprendeu a temer a Deus e respeitar as autoridades.

3- Exemplo POSITIVO = José no Egito: Gênesis 39.7-13

Este é um exemplo de jovem que sempre teve temor de Deus em sua vida. José fugiu do pecado e temeu a Deus e a seu patrão por isso não cedeu à tentação. Foi humilde e temente a Deus em todos os momentos de sua vida desde sua casa entre seus irmãos até quando estava na prisão e mesmo no palácio como governador.

Aprenda a temer a Deus!

CONCLUSÃO: “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” Salmos 111.10

Precisamos buscar a Deus em temor e sempre pensar no Senhor antes de falar qualquer coisa ou tomar uma decisão.

É melhor aprender a temer a Deus como José e viver uma vida protegida pelo Senhor que nos exalta se formos humilhados, do que ter que aprender como Paulo que sofreu para saber respeitar e crer no Senhor. Não seja como Ananias e Safira que achavam que eram crentes, mas não temiam ao Senhor verdadeiramente.

Você teme a Deus?

Tema ao Senhor e será feliz!





prjulio
Pastor da Igreja de Deus no Brasil há 19 anos, hoje atuando em Catalão no bairro Santa Terezinha, pai de 5 filhos casado com Marta Valéria.
https://igrejadeus.com.br