letra E

Esteja sempre preparado para a eventualidade

Esteja sempre preparado para a eventualidade

I Samuel 17:40-51

40 – E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu. 41 – O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele. 42 – E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto. 43 – Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. 44 – Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. 45 – Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 46 – Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; 47 – E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. 48 – E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. 49 – E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. 50 – Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. 51 – Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.

II Samuel 21:22 – Estes quatro nasceram ao gigante em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus servos.

Juízes 20:16 – Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam.

  • Davi era precavido (5 pedras) v40
  • Seja prudente mantenha uma reserva. (a 7ª bala, é para o diabo).
  • Davi usava o que possuía. Não usava o que outros diziam para ela usar. Não queira ser o que você não é.
  • Não é a água de fora que afunda o barco mais a de dentro. Não é os problemas do mundo que vão te fazer mal, mais aqueles que você permitir que entre em seu coração.
  • Golias desprezou a Davi pela aparência, então mesmo que não vejam, saiba que há uma força incrível dentro de você capaz de derrotar gigantes. V47
  • Golias tentou amedrontar a Davi e tirar o ânimo dele para a batalha. Porém Davi retinha o ânimo na fé em Deus. V44
  • Davi matou o Gigante com sua própria espada, mostrando que o mal que usarem contra você retornará a eles mesmos. V51
  • Você pode acertar os arremessos que você tentar, porém vai errar todos que não tentar. Errar é não acertar mais é também desistir de tenta.
  • Não é o seu tamanho que vai fazer a diferença, mais o tamanho do seu Deus.
  • O que fez a diferença a favor de Davi começou bem antes, quando Samuel o ungi-o.
  • Deus se revela no improvável, para que todos saibam que é ele quem faz.




prjulio
Pastor da Igreja de Deus no Brasil há 19 anos, hoje atuando em Catalão no bairro Santa Terezinha, pai de 5 filhos casado com Marta Valéria.
https://igrejadeus.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *