letra E

Estudo dos dez mandamentos

Estudo dos dez mandamentos

(Êxodo 34:28) –  E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.

Deuteronômio 5:7

  1. 7 – Não terás outros deuses diante de mim;
  2. 8) – Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; 9) – Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 10) – E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
  3. 11 – Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão.
  4. 12 Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR teu Deus. 13     Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho. 14     Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;  15     Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.
  5. 16 Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.
  6. 17 Não matarás.
  7. 18 Não adulterarás.
  8. 19 Não furtarás.
  9. 20 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
  10. 21 Não cobiçarás a mulher do teu próximo; e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

OS DOIS MANDAMENTOS

Mateus 22: 36  –   Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37     E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38     Este é o primeiro e grande mandamento. 39     E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40     Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

O SÁBADO

Lucas 6: 1     E ACONTECEU que, no sábado segundo-primeiro, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam. 2     E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados? 3     E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam? 4     Como entrou na casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não é lícito comer senão só aos sacerdotes? 5     E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado. 6     E aconteceu também noutro sábado, que entrou na sinagoga, e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada. 7     E os escribas e fariseus observavam-no, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar. 8     Mas ele bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé. 9     Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? 10     E, olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra. 11     E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus.

(Mateus 12:5) – Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?

COSTUMES DOS GENTIUS

Atos 21:25 – Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição.

Os Dez Mandamentos para os gentius.

  1. Amaras a Deus sobre todas as coisas.
  2. Ama teu Próximo como a ti mesmo.
  3. Não tomará o nome do senhor teu Deus em vão.
  4. Honra teu pai e tua mãe.
  5. Não matarás.
  6. Não adulterarás.
  7. Não furtarás.
  8. Não dirás falso testemunho.
  9. Não cobiçaras as coisas alheias.
  10. Seis dias trabalharás o sétimo descansarás e guardarás ao senhor





prjulio
Pastor da Igreja de Deus no Brasil há 19 anos, hoje atuando em Catalão no bairro Santa Terezinha, pai de 5 filhos casado com Marta Valéria.
https://igrejadeus.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *