A história bíblica de Esaú e Jacó
5 Minutos (Tempo de leitura )

A história bíblica de Esaú e Jacó

A história bíblica de Esaú e Jacó

Gênesis 25:23-34

23 – E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. 24 – E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre. 25 – E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú. 26 – E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou. 27 – E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. 28 – E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. 29 – E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; 30 – E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. 31 – Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. 32 – E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? 33 – Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. 34 – E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.

À primeira vista, Esaú é mais atrativo do que Jacó. Forte, caçador, valente. Porém, na dificuldade menosprezou o seu direito de ser o primeiro para saciar a sua carne. Jacó agarrou a oportunidade, pois desde o ventre de sua mãe ele era o mais fraco, porém era determinado.

  • Você pode se sentir fraco, menor, sem condição. Porém tenha a determinação de Jacó e a oportunidade aparecerá para você. Entenda que você é um escolhido de Deus não abra mão da sua primogenitura espiritual.

Gênesis 27:15-24

15 – Depois tomou Rebeca os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho menor; 16 – E com as peles dos cabritos cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço; 17 – E deu o guisado saboroso e o pão que tinha preparado, na mão de Jacó seu filho. 18 – E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho? 19 – E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe. 20 – Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o SENHOR teu Deus a mandou ao meu encontro. 21 – E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não. 22 – Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú. 23 – E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o. 24 – E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou.

  • Quem era Jacó alguém fadado a ser o segundo, porém ele lutou para ter direito de ser reconhecido como o primeiro.
  • Que lições podemos aprender com Jacó.
  1. Valorizar o que tem importância e lutar para ter direito a ela.
  2. Jacó não se conformou com tradição, determinismo com a história passada, mais ele escreveu uma nova.

Gênesis 28:2-3

2 – Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe; 3 – E Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos;

  1. Deus abençoou a Jacó, pois sabia que ele deseja servi-lo de todo coração.
  2. Ele entendeu que era necessário voltar a sua terra e resolver os dilemas do passado.
  3. Ele precisava ser perdoado, e lutou pelo perdão de seu irmão. É preciso ter coragem para pedir perdão.
  • A vontade de ser abençoado
  • O engano a seu pai para receber a bênção, Depois pede a bênção do anjo.
  • Jacó sai da sua família e é abençoado. Lá foi enganado pelo seu sogro Labão, casa-se com Lia depois com Raquel.
  • Luta com o anjo para ser abençoado
  • Pede perdão a seu irmão e reúne o povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *