A história bíblica de Zaquel
4 Minutos (Tempo de leitura )

A história bíblica de Zaquel

A história bíblica de Zaquel

(Lucas 19:1) – E, TENDO Jesus entrado em Jericó, ia passando. 2) – E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. 3) – E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. 4) – E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali. 5) – E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. 6) – E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. 7) – E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. 8) – E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. 9) – E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. 10) – Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

  • Zaquel era pequeno em estatura, porém dono de muitas propriedades.Para a sociedade ele era chefe era importante, mais ninguém gostava de Zaquel, pois ele coletava impostos para Roma,
  • Para Jesus não importava a sua condição financeira e nem se para as pessoas daquele lugar ele era uma pessoa de má reputação, Jesus vê o coração e a possibilidade de conversão.
  • Todos imaginavam Zaquel como um traidor, aquele que negociou com o inimigo, que vendia sua amizade e sua pátria por causa do poder e do dinheiro que seu cargo proporcionava.
  • Mais Jesus viu além, só nosso Deus pode vê além, ele viu um homem que tinha fé, e que a sua fé era maior do que seu amor pelo dinheiro, Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. Talvez muito que acusavam Zaqueu não fariam o que Zaquel fez.
  • Aquele homem na estava enfermo, endemoninhado, desempregado, nem tinha problemas financeiros. Ele não se encontrava em nenhuma dessas situações. Contudo, ele precisava ser salvo. E isso é que Jesus tem para nos oferecer.
  • A árvore não aproximou Zaquel de Jesus, foi seu desejo de conhecer ao filho de Deus. (Provérbios 4:23) – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
  • Jesus sabia seu nome, só ele nos conhece por completo, assim como Zaquel ele também se convida a está conosco. (Apocalipse 3:20) – Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
  • Jesus se convida a visitar Zaquel, mais ele nunca iria sem o devido consentimento.
  • Quase ninguém está disposto a visitar um publicano. Seria como entrar na casa de um político corrupto. O visitante passa a ser suspeito de algo ilícito, mais Jesus não somente se interessa em conversas com Zaquel, ele quer ir em sua casa ter um contato mais íntimo não um encontro casual. Deus quer ter um encontro íntimo conosco. Você pode recebe-lo ou rejeita-lo.
  • Zaquel se converteu, como sabemos disso pela mudança de suas ações.
  • O homem comum só pensa em receber o convertido pensa em dar compartilhar aquilo que de Deus recebemos.
  • Zaquel era excluído pelo povo, mais Jesus o incluiu no plano de salvação.
  • As pessoas que ficaram de fora da casa começaram a murmura porque Jesus estava na casa de um pecador, até parece que eles não cometiam nenhum erro.

Baseado na pregação de Anísio Renato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *