Letras HIJ

Jovens o pilar da Igreja moderna

Jovens o pilar da Igreja moderna

 

 

“E disse a Jéter, seu primogênito: dispõe-te  e mata-os. Porem o moço não arrancou  da sua espada, porque  temia, por quanto ainda eram jovem.

Juízes 8: 20,21

Jéter  era um jovem  filho de um herói de guerra, Gideão, porém  de caráter medroso e covarde. Os inimigos (Zeba e Zalmuna) tinha matado seus irmãos e amigos, portanto, não podia ter deixados vivos, a missão dado a ele era exterminá-los completamente.

Um jovem consciente de suas potencialidades é um grande instrumento de sustentação e desenvolvimento na obra de Deus. Um pilar é instrumento de sustentação, de base.

AS QUALIDADES DOS JOVENS E SUAS VIRTUDES

“Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo no dia do teu poder; com santos ornamentos, como orvalho emergindo da aurora, serão os jovens”. Sl 110:3

As qualidades inerentes dos jovens são: força, energia, vigor, trabalho, são cheios de vida, sempre dispostos a aventuras, são rápidos, inquietos, inteligentes, descontraídos, alegres,  corajosos.

Muitos jovens sofrem de anemia espiritual. Por isso tem estado fracos. Tem que tomar vitamina BO ( Bíblia e Oração )

“… Entrando no túmulo, viram um jovem, assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas.” Mc 16:5

O MUNDO REQUER QUE SEUS JOVENS SEJAM VALOROSOS E INTELIGENTES PARA FAZER SEUS SERVIÇOS

“ Disse o rei a Aspenaz, chefe dos eunucos, que trouxessem alguns dos filhos de Israel, assim da linhagem real como dos nobres. Jovens, sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, e versados no conhecimento, e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei; e lhes ensinassem a cultura e a língua dos caldeus.” Dn 1:4

O mundo exige qualidades em seus jovens que seja sem defeito físico,belos fisicamente, inteligência (sábio), competente, determinados, força, trabalho, disposição. Esteja disposto  a aprender.

DEUS REQUER QUE SEUS JOVENS SEJAM PADRÕES EM TUDO

De Paulo para Timóteo: “Ninguém te despreze a tua mocidade, torna-te padrão…” I Tm 2:22ss ;Tt 2:15

Sem defeito (pecado), beleza espiritual, inteligência (sábio). Pv 1: 7 (Temor do Senhor), competente, determinação, força, trabalho, disposição. Esteja disposto  a aprender.

Coragem: Davi era moço quando venceu o gigante Golias. I Sm 17: 33. Deus requer de seus jovens coragem para vencer os gigantes desse mundo que são muitos.

Fortes contra seus três inimigos principais: o mundoo pecado e o diabo(A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida)

O QUE AFASTA O JOVEM DE UMA VERDADEIRA COMPREENSÃO DE SI MESMO?

As paixões da mocidade. “Foge, igualmente, das paixões da mocidade…” II Tm 2:22 Auto-desvalorização. Desvio do alvo. Anemia espiritual. O medo.

RECONHECER AS SUAS POTENCIALIDADES PARA COLOCAR-SE A FAVOR DA IGREJA DE DEUS

Como um jovem pode cultivar os valores e virtudes de sua mocidade e ser uma bênção na igreja e para o reino de Deus?

Ser vanguarda, estar na frente. Ser forte e enérgico para o trabalho. Um dos trabalhos dos jovens na igreja primitiva era enterrar os mortos. (At 5: )Você é coveiro ou defunto? O Jovem é o trem bala da igreja. Disposição para o serviço. Inteligência ao bem da obra.

A Jéter, filho de Gideão foi lhe dado uma ordem que deveria eliminar seus inimigos Zeba e Zalmuna, que havia matado seus irmãos e inimigos, mas ele temeu e não os matou.

Jovem, você tem uma missão a de eliminar teus inimigos, Jesus já te ordenou a derrotar teus adversários, você tem a força e a ordem Dele. Ele está ao teu lado, você é vencedor, não deixa que teus inimigos  zombem de ti,  cumpre a ordem do teu Salvador.

“Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o principio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno”.

“ … Jovens, eu vos escrevi, porque tendes vencido o maligno”. I João 2:13

Ainda hoje, muitos cristãos entendem que os jovens são a igreja de amanhã, mesmo sendo eles a igreja de hoje. Essa projeção acontece porque se espera dessa geração um envolvimento maior com o evangelho de Cristo, a exemplo dos jovens que compunham as gerações passadas, que fizeram a diferença e se tornaram mola propulsora para o crescimento do Reino.

A Bíblia está cheia de jovens que marcaram sua história e que são provas de que Deus faz deles seus instrumentos para transformar o mundo. Certa vez, Paulo disse para um jovem chamado Timóteo: ”Sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”. Os fiéis a que Paulo se refere para que Timóteo fosse um exemplo são os anciãos da igreja primitiva, homens como Crescente, Tito, Marcos e Lucas.

O caminho sugerido por Paulo é incomum até mesmo nos dias de hoje. O normal são os mais velhos servirem de exemplo para os mais novos, mas nesta recomendação Paulo inverte o comum e exige do jovem Timóteo o que não se exige dos jovens de hoje: para que sejam referência para as referências. Paulo queria que a vida de Timóteo fosse um exemplo, uma pregação proclamada ainda que calada. Ele quer que Timóteo seja uma pregação viva, uma admoestação aos olhos e não somente aos ouvidos, e faz isso por um único motivo: sabe que existe um potencial enorme para o reino de Deus na vida de um jovem.

A história prova que os jovens têm a força. Lutero tinha apenas 31 anos de idade quando as “95 teses” foram afixadas na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Calvino tinha apenas 27 anos de idade quando revolucionou a França ao ponto de ter que fugir para Genebra para não ser preso. Moody tinha somente 25 anos quando, em Chicago, sua escola dominical tinha mais de 1000 crianças, fato que chamou a atenção nos EUA ao ponto de o presidente americano Abraham Lincoln visitar a escola. Billy Graham, com 30 anos, já havia pregado para mais de 210 milhões de pessoas em 185 países. Martin Luther King Jr. tinha 26 anos de idade quando liderou um movimento contra a desigualdade racial, foi preso e teve sua casa atacada. Tornou-se também a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz.

Deus conta com os jovens, mostra que os jovens podem ser usados. Resta agora que eles se entreguem sem reserva para verem o que Deus pode fazer por meio deles.

“Preparem-se, meus jovens, para se tornarem cada vez mais fracos; preparem-se para mergulhar a níveis cada vez mais baixos de auto-estima; preparem-se para a autoaniquilação – e orem para que Deus apresse este processo.”
C. H. Spurgeon





prjulio
Pastor da Igreja de Deus no Brasil há 19 anos, hoje atuando em Catalão no bairro Santa Terezinha, pai de 5 filhos casado com Marta Valéria.
https://igrejadeus.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *