Novo nascimento nova criatura
8 Minutos (Tempo de leitura )

Novo nascimento nova criatura

Novo nascimento nova criatura

João 3

Por ter procurado Jesus de noite, Nicodemos tem sido muitas vezes acusado de covardia. Somos apressados em julgar e condenar atitudes alheias. Admiro este homem!

  1. Porque admiro este homem.
    1. Por sua humildade – Sendo ele um dos principais dos judeus, por isso mesmo um dos membros do Sinédrio, o mais alto tribunal eclesiástico e civil de Israel. Não se mostra arrogante e altivo.
    2. Por seu interesse pela verdade – É melhor vir de noite, do que nunca.

Esta é uma das poucas passagens que provam que o Evangelho é para todos, sem distinção. Para ricos e pobres, homens comuns e importantes.

“IMPORTA-VOS NASCER DE NOVO”

Nicodemos não consegue aplicar esta frase de Jesus a si mesmo porque:

  • Os judeus criam que pelo fato de serem filhos de Abraão, isto é da aliança, e pelo fato de pertencerem àquela organização religiosa, reputada de ordem divina, já haviam cumprido qualquer exigência de natureza religiosa que lhes fosse solicitada.
  • Os judeus criam que o nascer de novo se aplicava aos gentios, os rabinos declaravam: “todo gentio precisa nascer de novo”, o que representava tornar-se prosélito, e isso acontecia passando por certos rituais e ensinamentos no templo e sinagoga.

O QUE NÃO É NOVO NASCIMENTO

  1. a) Não é ter nascido em um lar cristão.
  2. b) Não é ser ativo e ocupar um cargo de liderança.
  3. c) Não é orar ou ler a Bíblia.
  4. d) Não é batizar-se ou crer nas doutrinas da Igreja.
  5. e) Não é ter trocado alguns hábitos maus por outros bons. Nicodemos não era mau e mesmo assim Jesus não exitou em dizer: “Necessário vos é nascer de novo”.

Nicodemos possuía qualidades que qualquer um de nós gostaria de ter. Ser bom não basta. Para entrar no Reino de Deus é necessário novo nascimento, não apenas ser crente nominal. Nicodemos não era incrédulo.

  1. f) Não é reencarnação.

 O QUE É NOVO NASCIMENTO

O termo “nascer de novo” significa > nascer de Deus, ou nascer do alto.

João 1:12-13 – Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; ) – Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

 – Isto é regeneração. O que Jesus busca fazer Nicodemos entender é que isto é feito apenas por ação do Espírito Santo.

Tito 3:4-7 – Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, – Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, – Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; – Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.

Não é mudança de corpo, mas da natureza que preenche este corpo.O novo nascimento é necessário porque os que estão na carne não podem agradar a Deus. (Rm.8:8)

Romanos 8:8 – Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

Como se efetua o novo nascimento

  1. Pela operação do Espírito Santo. João 1:12-13 e Tito 3:5.

João 1:12-13

12     Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

13     Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Tito 3:5– Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,

  1. Pela aceitação da mensagem do Evangelho. Tiago 1:18,

Tiago 1:18 – Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.

I Pedro 1:23 – Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

  1. Pela aceitação pessoal de Jesus Cristo.

 I Pedro 5:1 – AOS presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:

Gálatas 3:26 – Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

Quais os resultados do novo nascimento?

  1. Mudança de caráter.

Colossenses 3:10 – E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

Efésios 4:24 – E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

  1. Vitória sobre o pecado e o mundo.

I João 5:4 – Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

I João 3:9 – Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.

  1. Uma vida de justiça.

I João 2:29 – Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

  1. Amor para com os irmãos.

I João 4:7 – Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

CONCLUSÃO:Nicodemos aparece por mais duas vezes (João 7:50 e João 19:39); uma vez defendendo Jesus e outra no sepultamento de Jesus. Se tornou seguidor de Jesus. E você? Já nasceu de novo? Que evidências revelam isto?

João 7:50 – Nicodemos, que era um deles (o que de noite fora ter com Jesus), disse-lhes:

João 19:39 – E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.

as palavras de Atos 5:29: “[…] Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.”

 “até que ponto eu estaria disposto a sacrificar minhas vontades para fazer a vontade de Deus?”

Minha “angústia” está em olhar para dentro de mim e descobrir se, em outras áreas da minha vida, também estarei disposto a deixar de lado “o próprio eu” para que Cristo viva em mim (Gl 2:20). Gostaria de saber se, em certos momentos de prova, estarei tão disposto a erguer a bandeira dos bons princípios como estou decidido a erguer a bandeira de não matar, não roubar, não prostituir.

Porém, de algo tenho certeza: não importa a área da vida em que sejamos mais fracos, pelo poder de Cristo (Fp 2:13) podemos viver como o “sal da terra” e a “luz do mundo” (Mt 5:14-16). 
“Por maior que seja o meu sonho, o sonho de Deus é maior pra mim”.

“Seja sempre sincero(a). Nunca esconda de você mesmo e nunca esconda de ninguém aquilo que você acha e aquilo que você é”.

Até que ponto somos sinceros e transparentes com respeito aquilo que somos e acreditamos, para que perfumemos a vida das pessoas como bons perfumes de Cristo? “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.” (2Co 2:15)

Converse com Deus sobre você. Pergunte-Lhe (se já não tiver a resposta) em que área (s) da vida precisa se fortalecer ainda mais para representá-Lo bem diante da sociedade. Faça a mesma oração que Davi, certo (a) de que esse tipo de prece nunca deixará de ser atendida pelo Espírito Santo:

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139:23-24).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *