Letras OPQ

O que move o homem no mundo

O que move o homem

Visualize Word PDF 

 

Necessidade segundo Maslow

1 – Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ir ao banheiro, etc.

(Salmos 37:25) –  Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.

2 – Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego, ter uma moradia.

(Salmos 127:1) –  SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

3 – Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.(solitária)

(Mateus 5:38) – Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39) – Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 40) – E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 41) – E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 42) – Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 43) – Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44) – Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

4 – Necessidades de estima: Existem dois tipos: Ser amado por nós mesmos e ser amado por outras pessoas. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros.

5 – Necessidades de auto-realização: Também conhecidas como necessidades de crescimento pessoal. Tirar profeito da própria vida, estar satisfeito com suas próprias realizações. (pessoas na UTI).

(Romanos 8:37) – Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

6 – Necessidade de conhecer e entender: Está relacionada com os desejos do indivíduo de conhecer e entender o mundo ao seu redor, as pessoas e a natureza.

(Eclesiastes 12:12) – E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne. 13) – De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. 14) – Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

7 – Necessidade de satisfação estética: Está relacionada às necessidades de beleza, simetria e arte em geral. Ligada à necessidade que o ser humano tem de estar sempre belo e em harmonia com os padrões de beleza vigente.

(Gênesis 1:26) –  E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.