Letras OPQ

Pra que precisamos passar pela prova?

Pra que precisamos passar pela prova?

Visualize Word PDF

Tiago 1.1-12

QUANDO DEUS PERMITE QUE SEJAMOS PROVADOS,
É POR QUE ELE QUER NOS ENSINAR ALGO.

(Tiago 1:1) – TIAGO, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde. 2) – Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; 3) – Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. 4) – Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. 5) – E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6) – Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7) – Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8) – O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9) – Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10) – E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11) – Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos. 12) – Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

1ª. LIÇÃO    –    Para aprendermos a ser pacientes (vs 3). 

Explicação: Quem come de um fruto sendo que este fruto ainda está verde, não aprecia seu sabor.

Mateus 6: 31)  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32)  (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33)  Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Na paciência damos prova de fé, por confiar no senhor estaremos mais tranqüilos.

Apelo do Meio:    Quantas pessoas perdem a benção que tanto procuram por não saber esperar no senhor ?

2ª. LIÇÃO    –    Para nos aperfeiçoar (vs 4).

Explicação: O protótipo do cientista.

Romanos 9:21 –  Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?

Tem pessoas resistentes a vontade de Deus e por isso terão que passar mais provações até que entenda e aceite a vontade do pai.

3ª. LIÇÃO    –    Para nos recompensar quando somos aprovados (vs 12).
Explicação:
 A purificação do ouro se faz no fogo.

Apocalipse 22:12 –  E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

Todos terão que passar por provações, toda dificuldade, é uma provação, mais felizes os que são aprovados

CONCLUSÃO:
Alegremos-nos em meios às provações e tenhamos a certeza de que Deus está no controle.
Quando ele nos prova é para nos ensinar coisas novas, nos aperfeiçoar e nos presentear.





prjulio
Pastor da Igreja de Deus no Brasil há 19 anos, hoje atuando em Catalão no bairro Santa Terezinha, pai de 5 filhos casado com Marta Valéria.
https://igrejadeus.com.br