Quem são os profetas?

Quem são os profetas?

Visualize Word PDF

 

A escola de profetas não torna ninguém profeta, mas mostra o caminho para aqueles que desejam ser usados por Deus para um ministério de profecia.

O Que é um Profeta/Profetisa?

Um profeta é um homem chamado por Deus para ser seu representante na Terra. Quando um profeta fala por Deus é como se Deus estivesse falando. Um profeta é também uma testemunha especial de Cristo, testificando a sua divindade e ensinando seu evangelho. Um profeta ensina a verdade e interpreta a palavra de Deus. Chama os iníquos(pecadores) ao arrependimento. Recebe revelações e orientação do Senhor em nosso benefício. Pode ver o futuro e prever acontecimentos para que o mundo seja prevenido.

Qual a função do profeta?

Trazer a palavra de Deus diretamente a pessoa.

Dar visões futuras aos servos de Deus.

Interpretar a palavra de Deus e as visões.

Edificar pessoas através da palavra do Espírito santo.

Ensinar a verdade.

Admoesta os desordeiros e pecadores.

Como isso ocorre?

O profeta não controla a vinda da profecia, ele é servo de Deus e não senhor.

A profecia é dada para um propósito.

Uma vida cristã prepara o crente para o ministério profético.

O profeta deve ser julgado pelas palavras de sua profecia.

Advertência aos profetas.

Deuteronômio 18

20 – Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. 21 E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? 22 Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.

A história bíblica dos profetas.

I Samuel 9:9

9 – (Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente se chamava vidente).

A literatura profética pode ser dividida de várias maneiras. A mais tradicional e comum, entre os cristãos, é a divisão em profetas maiores e profetas menores. Não porque uns sejam mais importantes que outros, mas simplesmente pela extensão de seus escritos.

Os profetas maiores são quatro: Isaías, Jeremias (que também escreveu Lamentações), Ezequiel, Daniel. Os menores são doze:  Oséias, Joel, Amós, Obadias,  Jonas, Miquéias, Naum,  Habacuc,  Sofonias,  Ageu,  Zacarias e Malaquias

 

O desejo de Deus em eleger profetas.

Números 11:29

29 – Porém, Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do SENHOR fosse profeta, e que o SENHOR pusesse o seu espírito sobre ele!

Números 12:6

6 – E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.

A ordem dentro da casa de Deus.

I Corintios 14:22

22 – De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.

I Corintios 14:26 Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 27 E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. 28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. 29 E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. 30 Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. 31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. 32 E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. 33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.

prjulio


Pastor da Igreja de Deus no Brasil há 19 anos, hoje atuando em Catalão no bairro Santa Terezinha, pai de 5 filhos casado com Marta Valéria.