7 verdades sobre a salvação

7 verdades sobre a salvação

 

Introdução.  A Cura de um coxo

Atos 3:14 – E PEDRO e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. 15) – E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 16) – O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. 17) – E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. 18) – E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. 19) – E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. 20) – E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.

 

Foram julgados pelo milagre.

Atos 4:7 – E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? 8) – Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel, 9) – Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado, 10) – Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. 11) – Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. 12) – E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Proclamam a verdade

Atos 4:12 – E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

– Como Pedro pode falar com tanta segurança?

– Porque ele tinha a experiência da salvação.

  1. A salvação é gratuita.

Efésios 2:8 – Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

– Se tivesse um preço para o homem, alguns não poderiam pagar.

I Pedro 1:18 – Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, 19 – Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

– Ilustração: O General Naamã no seu encontro com Eliseu.

II Reis 5:5 – Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.

  1. A salvação é pessoal.

Romanos 14: 11 – Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. 12) – De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

  1. A salvação é para sempre.

João 10:28 – E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29) – Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.

João 5:24 – Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

  1. A salvação é para ser vivida. (você está num estado de graça)

João 10:10 – O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

-Satanás não tem poder na sua vida.

-Deus está contigo e te favorece.

-Deus cura o corpo e a alma.

  1. A salvação é para ser compartilhada.

Atos 4:19 – Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; 20) – Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.

Duas perguntas que todo o crente deveria saber responder:

  1. Qual a primeira grande experiência de sua vida? Ter aceitado Jesus.
  2. Qual a segunda grande experiência de sua vida? É compartilhar Jesus.
  1. A salvação é para todos que se arrependem;

Até quem nega a cristo pode arrepender-se e voltar a proclamar o sangue de cristo. Pedro negou cristo por três vezes, porém agora prega em nome do salvador.

  1. A salvação é universal.

João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

– Olhe a promessa: Um lado negativo: não pereça.

Um lado positivo: tenha a vida eterna.

Conclusão.

Três grupos de pessoas não podem ter certeza da salvação:

  1. Crentes de atitudes mais não convertidos de coração.
  2. Membros de igreja, de vida cristã pecaminosa.
  3. Aqueles que nunca foram salvos, não tiveram uma experiência com Jesus.

Atos 4:13 – Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.

O que fazer para ser salvo?

Marcos 16:16 –  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Lucas 12:8 – E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.

prjulio


Pastor da Igreja de Deus no Brasil há 19 anos, hoje atuando em Catalão no bairro Santa Terezinha, pai de 5 filhos casado com Marta Valéria.