Letras RST

Ser como Josué um homem de Deus

Ser como Josué um homem de Deus

 

JOSUÉ SE INDIGNA COM OS DEMAIS PRÍNCIPES

(Números 14:6-9) – E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. – E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. – Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. – Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais.

 

 JOSUÉ RECEBE A UNÇÃO DE DEUS

(Nm. 27.18-       Então disse o SENHOR a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele.), a fim de conduzir o povo à terra prometida. O Senhor exortou a Josué: “Não pasmes, nem te espantes” (v. 9)

  JOSUÉ RECEBE DE DEUS A MISSÃO DE CONDUZIR O POVO DE DEUS

(Josué 1:1) – E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: 2) – Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. 3) – Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

UMA RECOMENDAÇÃO ESPECIAL A JOSUÉ

Josué 1.5-9

5 – Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. 6 – Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7 – Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8 – Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás. 9 – Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.

 Os homens que Deus escolheu para conduzir a nação israelita, demonstraram muita coragem. Moisés conhecia muito bem a fúria de Faraó, pois foi criado no palácio real. Sabia que a sua vida estaria por um fio se retornasse ao Egito, no entanto, confiou em Deus e libertou a nação escravizada. Josué, igualmente, sabia que teria de enfrentar nações poderosas e perversas, mas espiou a terra dos inimigos e trouxe um relatório super positivo.

III – CONQUISTAS DEPENDEM DO NOSSO RELACIONAMENTO 

COM A PALAVRA DE DEUS (V. 7,8)

O Senhor Jesus disse que o homem erra por não conhecer as Escrituras (Mt. 22.29) (Mateus 22:29)-      Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

. Ela é a lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (119.105).

(Salmos 119:105)- 5 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

POR ISSO DEVEMOS APLICAR A PALAVRA: 

  1. No nosso agir

Muitos dos nossos fracassos, estão relacionados à forma de nos conduzir. Agimos fora da direção de Deus e depois ficamos lamentando e culpando-o. O Senhor exorta Josué: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito(Josué 1:8)  . Tudo o que fizermos por palavra ou por obra deve ter a aprovação do Senhor (Cl. 3.17),

(Colossenses 3:17)- E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

  1. No nosso pensar

Quando Deus ordenou que Josué meditasse na sua lei de dia e de noite (v. 8) Ele tinha razões óbvias, Josué precisava pensar com a mente de Deus. Meditar na sua Palavra significa alimentar o espírito absorvendo a vida que nela há. Os pensamentos do Senhor não são os nossos pensamentos (Isaías 55:8) – Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Por isso há necessidade de inculcar em nós a sua Palavra e, então passaremos a entender os seus desígnios.

A PEDRA É LANÇADA E O SOL SE DETÉM PARA DAR A VITÓRIA AOS FILHOS DE DEUS.

Josué 10: 7  –  Então subiu Josué, de Gilgal, ele e toda a gente de guerra com ele, e todos os homens valorosos.

8     E o SENHOR disse a Josué: Não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles te poderá resistir.

9     E Josué lhes sobreveio de repente, porque toda a noite veio subindo desde Gilgal.

10     E o SENHOR os conturbou diante de Israel, e os feriu com grande matança em Gibeom; e perseguiu-os pelo caminho que sobe a Bete-Horom, e feriu-os até Azeca e a Maquedá.

11     E sucedeu que fugindo eles de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, o SENHOR lançou sobre eles, do céu, grandes pedras, até Azeca, e morreram; e foram muitos mais os que morreram das pedras da saraiva do que os que os filhos de Israel mataram à espada.

12     Então Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.

13     E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.

14     E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o SENHOR assim a voz de um homem; porque o SENHOR pelejava por Israel.





prjulio
Pastor da Igreja de Deus no Brasil há 19 anos, hoje atuando em Catalão no bairro Santa Terezinha, pai de 5 filhos casado com Marta Valéria.
https://igrejadeus.com.br