Unidade e Poder receita para a vitória

Unidade e Poder receita para a vitória

 

Romanos 12:4-21  4 – Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, 5 – Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. 6 – De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; 7 – Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; 8 – Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. 9 – O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. 10 – Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. 11 – Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; 12 – Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; 13 – Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; 14 – Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. 15 – Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; 16 – Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; 17 – A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. 18 – Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. 19 – Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. 20 – Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21 – Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

  • Unidade não significa ser iguais, somos diferentes porém somos unidos pelo corpo de Cristo.
  • A unidade é um dos princípios fundamentais do Cristianismo.

A Unidade gera força

  • Porque Deus habita no meio da unidade. Mateus 18:19-20 19 – Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. 20 – Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
  • Porque um ajuda ao outro.
  • Porque o ambiente gerado pela unidade estimula e encoraja a todos.

Porque há pessoas que estão dispersas na igreja:

  • Egocentrismo: porque acham que sua opinião ou seu jeito de fazer é melhor do que o de seu líder ou do coletivo.
  • Competição: querem sempre estar “certas” e serem “melhores” que os outros ou que seus líderes.
  • Auto-pastoreio: não conseguem se abrir para serem ensinadas, conduzidas, pastoreadas, caminhar em bando como as ovelhas.
  • Opressão maligna: há um espírito maligno atuando em suas vidas.

Jesus se preocupou com a unidade na palavra de despedida

João 17:21-23   21 – Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 – E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. 23 – Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

Há poder na união.

Tiago 5:16  16 – Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

prjulio


Pastor da Igreja de Deus no Brasil há 19 anos, hoje atuando em Catalão no bairro Santa Terezinha, pai de 5 filhos casado com Marta Valéria.