Significados de Nomes de Deus

Ida Gospel

Significados de Nomes de Deus

 

Um estudo sobre a autoridade das escrituras de Richard L. Mayhue apresentou alguns significados para os nomes de Deus
1. Elohim ou ‘Deus’ nos diz que Ele é supremo acima de todas as coisas e todas as pessoas (Gn 1: 1). Ele é eterno, enquanto tudo o mais é temporal. Ele é o O Criador; tudo foi feito por ele.
2) Jeová ou ‘Senhor ‘ ocorre mais de 6.800 vezes no AT e fala das declarações de Deus
natureza eterna e imutável. Literalmente significa ‘ EU SOU ‘. Deus usou isso para instruir Moisés (Êx 3: 13–14), e Cristo confundiu os fariseus com esse nome (João 8:58).
3) El-Shaddai ou ‘Deus Todo-Poderoso‘ aponta para a invencibilidade de Deus e Sua onipotência ou onipotência (Gn 17: 1–2). Nada é muito difícil para Deus e nenhum inimigo jamais o derrotarão. Ele pode fazer todas as coisas.
4. Um quarto nome é Adonai, que significa ‘Mestre’ ou ‘Senhor’ (Dt 10:17 ). isto indica autoridade e propriedade. Portanto, Deus merece nossa adoração, lealdade e obediência, porque Dele recebemos nossa própria existência, bem como nossa redenção eterna em Cristo.
5. Abraão aprendeu inesquecivelmente sobre Jeová-Jireh ‘, o Senhor prover, ‘quando Deus substituiu o sacrifício para substituir Isaque (Gn 22:14). O nome mostra Deus como vendo e, assim, antecipando Seu divino fornecimento do suprimento certo no momento certo. Sua onisciência ou tudo conhecimento e sabedoria estão em vista aqui.
6 Jeová-Rophe aponta para Deus como curador (Êx 15:26). O pastor misericórdia, compaixão e bondade se manifestam por esse nome. De Deus a cura deve ser entendida no sentido físico e espiritual.
7. A santidade de Deus pode ser vista em Jeová-M’kaddesh, que significa ‘a L ORD que santifica ‘ (Lv 20: 7–8). Ele permanece como nosso redentor e nosso santificador. O nome nos lembra que Ele odeia o pecado.
8. Gideão construiu um altar e chamou Jeová-Shalom (Juízes 6:24). Para ele significava a qualidade da paz que é central na natureza de Deus . Proximamente associado em um sentido redentor é Jeová-Tsidkenu ou ‘Jeová nosso justiça ‘(Jr 23: 5-6).
Jeová-Rohi, ‘o Senhor é o meu Pastor’ (Sl 23: 1), e Jeová-Shammah, ‘ o SENHOR está lá’ (Ezequiel 48:35), descreve a presença de Deus para orientar, proteger e prover nossas necessidades

Esses significados foram aplicados na letra do cântico Deus Forte – Cleber Lucas
Jireh, o Deus da minha provisão
Shalom, o Senhor é a minha paz
Shamah, Deus presente sempre está
El-Elyon, outro igual não há, não há

Jeovah Rafah, meu Senhor
Que cura toda dor
Tsidkenu Yaveh, minha justiça é
Elohim, Elohim Deus
No controle está meu Deus
Tudo governa

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on print
prjulio

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *