Letras OPQ Pregações PRO

Passos para superar as dificuldades da vida

Passos para superar as dificuldades da vida

Gênesis 37:1-11

1- As tribulações de José do Egito.

1O contraste entre o plano de Deus e a realidade aparente. 2A história de José parecia tomar um rumo oposto aos seus sonhos. 3Suas experiências foram: o poço, a escravidão, a acusação de adultério e a prisão. 4A situação de José parecia piorar cada vez mais. Entretanto, cada tribulação fazia com que ele chegasse mais perto do propósito final: o palácio de Faraó. 5Muitas vezes Deus não nos fala diretamente, mas nos conduz através das circunstâncias.

  1. O plano de Deus é diferente dos nossos. Nosso olhar é limitado, Deus vê o todo.
  2. A criança e a mãe que borda.
  3. As experiências nos fortalecem, nos ensinam e nos moldam e nos preparam para algo maior
  4. Deus revela seu cuidado e mostra a sua força quando mais precisamos (Lázaro).
  5. Você sabe o que uma pessoa quer quando ela fala com você. Deus revela a sua vontade por meio das ações que ele realiza em sua vida. (Tem propósitos que vem de Deus e outros são escolha que fizemos, a que controlamos são nossas, e a que não controlamos vem do Senhor).

2- A fidelidade de José.

1Entre a promessa e a conquista existem tribulação e tentação. Isso esteve presente também na história de Israel entre a promessa da terra e a conquista da terra. 2As tribulações podem nos fazer enfraquecer diante da tentação, mas José não se deixou levar por isso. Ele não se contaminou com a mulher de Potifar. 3Muitas são as tentações sobre a vida do jovem. José foi fiel em todo lugar e em toda situação. O cristão deve ser exemplar, mesmo que seja na prisão ou no trabalho ou “no fundo do poço”.

  1. Deus tirou o povo do Egito, porém não é fácil a distância que separa uma da outra.
  2. É preciso resistir as tentações, pois elas nos desfiam dos propósitos de Deus.
  3. Seja na bênção ou na provação não devemos negar a fé, ou seja, devemos viver como verdadeiros cristãos, ungidos e salvos o tempo todo.

3- A vitória de José.

1Finalmente, José chegou ao governo do Egito. Caminho difícil, destino glorioso. O cristão terá vitórias na vida e a glorificação final quando Jesus voltar. Isso pode ser comparado com a entrada de Israel em Canaã. Porém, só entraram aqueles que foram fiéis durante a travessia do deserto.

  1. Nosso fim está estabelecido basta apenas não esmorecer na caminhada.

4- Quanto maior for seu sucesso. Maior será a inveja que te cercará;

Se prepare para andar entre espinhos pois muitos irão tentar te machucar.

Veja Também:





prjulio
Pastor da Igreja de Deus no Brasil há 19 anos, hoje atuando em Catalão no bairro Santa Terezinha, pai de 5 filhos casado com Marta Valéria.
https://igrejadeus.com.br