A Origem de Satanás e dos Demônios

Escrito por: Andre Luiz
Blog: Caminho do Senhor

A origem de Satanás e dos demônios ainda não está totalmente esclarecida.

Em 2Pe 2: 4, relata-nos que houve anjos que pecaram e caíram do lugar onde estavam e precipitaram ao inferno: “Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo.” Em Jd. 6 também afirma que houve anjos que saíram do seu estado original e foram morar nas trevas: “…e a anjos, ao que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia..”
Podemos então afirmar que essas criaturas espirituais foram anjos que pecaram contra Deus, saíram do estado de pureza que encontravam e foram domiciliar em trevas no inferno.
Em Ez. 28: 11-19, encontramos uma lamentação que o profeta Ezequiel faz contra o rei de Tiro. Alguns estudiosos bíblicos avaliam essa mensagem de Ezequiel descrevendo o rei de Tiro como se fosse Satanás, uma criatura cheia de glória que caiu: “Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dizer-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias:o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que fostes criados, foram eles preparados. Tu eras, querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras no teus caminhos, desde e o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda,em meio ao brilho das pedras. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniquidades  pela justiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo,que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirás.”
Satanás era um querubim. De todos os anjos, os querubins são os que mais intimidade possuem com Deus, estão debaixo de Teu trono: Is. 37:16: “O SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins.” E em Gn. 3: 24, após a expulsão do homem do jardim do Éden possuiu os querubins a incumbência que guardar o caminho que dava a árvore da vida: “E expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o fulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.”
Mas qual foi o grande pecado desse querubim ao ponto de perder sua glória e se transformar em Satanás?
Em Is. 14: 13 – 15, temos a reposta: “Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.”
Satanás almejou ser semelhante a Deus. Perdeu-se em seu próprio orgulho; arrastou outros tantos anjos os quais viraram seus asseclas.

Envie você também seu texto. Clique e Envie!

Portal Você para Deus

Compartilhe esta postagem em suas redes sociais

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

Postagens Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *