6 Minutos (Tempo de leitura )

Perdão quem perdoa é o maior beneficiado

Perdão quem perdoa é o maior beneficiado

PERDÃO – ato de eximir alguém da culpa, apesar de seus erros. Como termo teológico, o perdão se refere à atitude de Deus para com os pecados dos seres humanos.

O perdão em relação a Deus

Antigamente o holocausto: O sacrifício de um animal, a morte por meio do animal.

(Leviticos 5:9) –  E do sangue da expiação do pecado espargirá sobre a parede do altar, porém o que sobejar daquele sangue espremer-se-á à base do altar; expiação do pecado

Hoje a remissão. O pedido de perdão, o arrependimento e deixar a prática do pecado.

(2 Coríntios 5:19) –  Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

(João 1:29) –  No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

 (Mateus 9:6)Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. 

Pedir o perdão

(1João 1:9)Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

(Salmos 86:5)Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam.

 O perdão em relação ao próximo

Liberar perdão

(Lucas 11:4) –  E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal.

(Mateus 6:14) – Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15   Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

(Efésios 4:32)Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

(João 8:11) –  E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.

Ser perdoado – O arrependimento é fundamental para o perdão.

 (Lucas 3.3)E percorreu toda a região próxima ao Jordão, pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.

O pecado sem perdão

(Marcos 3:29) –  Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo

 Jesus nos perdoa completamente

(Hebreus 10.17)E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.

Quantas vezes devemos perdoar

(Mateus 18: 21)     Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 22     Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. 23     Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; 24     E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; 25     E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. 26     Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. 27     Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. 28     Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. 29     Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. 30     Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. 31     Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. 32     Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. 33     Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? 34     E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. 35     Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.

A outra face

(Mateus 5: 38) – Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39     Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 40     E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 41     E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 42     Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 43     Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44     Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Benefícios do perdão.

Quem perdoa, retira de si a raiva, o rancor a maldade.

Quem não perdoa, fica remoendo os fatos, pois não consegue esquecer, perde paz com o senhor.

(Lucas 18:7) –  E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?

 Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *